Saiba como lançar seus empreendimentos usando realidade virtual

Saiba como lançar seus empreendimentos usando realidade virtual

A evolução da tecnologia impulsiona a mudança no comportamento dos consumidores em todos os segmentos de mercado. No mercado imobiliário não é diferente. Esse setor ainda está aprendendo a trabalhar com a internet e mobile, mas já precisa pensar em lançar seus empreendimentos usando realidade virtual.

Empreendimentos usando realidade virtual

A realidade virtual ainda é uma grande quebra de paradigma no setor imobiliário. O movimento ainda é pequeno, mas já podemos ver construtoras e incorporadoras usando essa tecnologia. Como ferramenta de marketing e vendas, ela complementa os atuais materiais comerciais. Em alguns casos, chega a substituir os convencionais imóveis decorados.

O conceito de imóvel decorado virtual está mais popular no mercado. A mudança no comportamento dos consumidores traz a necessidade de mobilidade. Ter um local físico para apresentações e vendas não mais um grande diferencial. Somando isso ao alto custo construção dos apartamentos decorados físicos, as construtoras começam a repensar a forma de vender imóveis.

A visita presencial aos imóveis modelos dificilmente deixará de existir. No entanto, essa é uma atividade que já está caindo em desuso, cedendo lugar às tecnologia de imersão e mobile. Em um futuro próximo, ir ao imóvel presencialmente será uma atividade desnecessária.

Já podemos presenciar dezenas de casos onde as construtoras optaram por trabalhar as vendas sem um imóvel decorado físico. As ações de marketing e apresentações comerciais passaram a ser realizadas com todos os empreendimentos usando realidade virtual

Apresentações usando realidade virtual

Há diferentes formas de criar e utilizar experiências de realidade virtual. No mercado imobiliário é preciso ter cuidado ao selecionar o tipo de conteúdo imersivo que será utilizado. Afinal, o stand de vendas precisa vender e não ser apenas um centro de entretenimento e lazer.

Leia esse artigo e conheça mais sobre os conteúdos imersivos.

Como apresentar empreendimentos usando realidade virtual

Sugerimos 3 (três) tipos de conteúdo imersivo para o mercado imobiliário: (i) vídeo 360°; (ii) game interativo e (iii) tour virtual 360. Cada um desses conteúdos possuem características distintas. Dentre eles, há um que consideramos a melhor opção. Afirmamos isso considerando a experiência de imersão proporcionada aos clientes, a possibilidade de mobilidade e o ROI.

Sempre é bom lembrar que uma experiência de imersão virtual é construída com conteúdos imersivossoftwares ou aplicativos de realidade virtual e os  óculos VR.

Empreendimento virtual com vídeos 360

Os vídeos 360 criam uma apresentação passiva. O cliente faz uma visita virtual ao imóvel em um tour guiado, com uma sequência já determinada. Ele não interage com conteúdo, apenas assiste em 360° girando a tela do player do vídeo para os lados ou movimentando a cabeça (nos óculos de imersão).

Assim como um vídeo normal, videos 360 são conteúdos para topo de funil. Eles são usados para chamar a atenção e despertar o interesse do cliente, sendo muito útil para Youtube e Facebook.

Cuidados e custos

Os vídeos 360 requerem uma atenção especial no momento de sua geração. Atenção especial deve ser dada aos movimentos e deslocamento de câmera, evitando o desconforto ao usar os óculos de imersão. O ideal é que a câmera permaneça estática e a transição entre ambientes seja feita na forma de teletransporte.

Em termos de custos, esse tipo de conteúdo imersivo não proporciona grande redução de custos. Quando gerados a partir de projetos 3D, as animações 360 necessitam um alto investimento (por vezes, semelhante ao custo do decorado físico). Já a gravação dos vídeos 360 necessitam de um decorado físico para a captação do conteúdo.

Uma das vantagens dos vídeos 360 é a mobilidade. É possível utilizar diferentes plataformas para levar aos clientes todos os lançamentos e empreendimentos usando realidade virtual.

Empreendimento virtual com game interativo

Esse tipo de conteúdo imersivo é utilizado como mídia para meio e final de funil. O game interativo ajuda a despertar o desejo do cliente e pode influenciar na tomada de decisão. Esse conteúdo permite que o cliente “caminhe” pelo imóvel usando um controle remoto, como se estivesse dentro de um jogo.

Esse foi o primeiro formato de apresentação que desenvolvemos em nossos softwares de realidade virtual. Infelizmente, acabou não fazendo tanto sucesso junto aos clientes. Mesmo sendo o modo de apresentação mais interativo, se tornou menos eficaz. Após várias apresentações entendemos os motivos da pouca aceitação do público.

O que aprendemos

De todas as experiências em realidade virtual, essa é a que demanda um maior investimento financeiro. O custo para criar os conteúdos imersivos é muito alto. Também se faz necessário adquirir equipamentos top de linha: óculos, computadores e/ou smartphones. Poucas empresas reservam orçamento para esse tipo de material e equipamento.

Outra coisa que aprendemos foi que a maioria das pessoas não possui o hábito de jogar. A falta de habilidade em controlar o jogo causa uma experiência não proveitosa para esses clientes. Na verdade, a experiência se torna nula.

Tambem podemos destacar as sensações de náusea, tontura e enjôo causadas pelo movimento de câmera. Caminhar pelo ambiente virtual usando os óculos VR aumenta a probabilidade de gerar algum tipo de desconforto ou mal estar no cliente.

Poucas pessoas conseguem “jogar o jogo” do passeio virtual pelo apartamento decorado. Aquelas que conseguem acabam focando sua concentração no jogo e não no negócio (decidir por comprar ou não o imóvel).

Devido ao alto investimento nos equipamentos, dificilmente as empresas permitem o uso deles fora do escritório ou do plantão de vendas. Mesmo com o uso da tecnologia, a experiência acaba ficando limitada ao local onde se encontram os equipamentos. 

Acreditamos muito nesse formato. Apresentação de empreendimentos usando realidade virtual através de games interativos serão muito comuns. Isso acontecerá quando o uso dos óculos de realidade virtual for algo trivial! Quando os óculos estiverem tão populares quando os celulares, tornando a tecnologia ainda mais acessível.

Imóvel virtual com tour virtual 360

Podem ser usados em topo de funil ou  final de funil. É um tipo de conteúdo imersivo que conseguem chamar a atenção dos clientes! E, dependendo de como são apresentados, despertam o desejo e influenciam na decisão da compra. 

Essa é a experiência de imersão mais indicada para o mercado imobiliário! Elas apresentam os empreendimentos usando realidade virtual, estejam eles na planta ou já entregues. Também são muito eficazes para a exibição de imóveis usados.

Um tour virtual 360 transmite uma sensação igualmente imersiva. A principal diferença é que a navegação pelos ambientes virtuais ocorre na forma de “teletransporte”. Esse método de navegação não gera movimentos de caminhada ou deslocamento de câmera. Essa mudança de comportamento evita 99,9% das sensações de desconforto causadas pelos movimentos durante a experiência de imersão.

Vantagens dos tours virtuais 360
Rápida geração do conteúdo 360

O processo de geração das imagens 360 é menos complexo do que um vídeo e muito mais rápido. Quando usadas fotografias 360, câmeras fotográficas auxiliam no processo. Todas essas facilidades reduzem consideravelmente o investimento.

Multi plataforma

A experiência imersiva fica disponível em qualquer meio digital e acessível por qualquer plataforma. É possível visualizar os empreendimentos usando realidade virtual a partir de um computador, um navegador web ou um dispositivo mobile (Android ou iOS).

Sem dependência de um modelo de óculos VR

Os empreendimentos virtuais podem ser visualizados de forma imersiva a partir de diferentes modelos de óculos de realidade virtual. Se usado um smartphone e um aplicativo VR, é possível optar por qualquer tipo de óculos de realidade virtual estilo cardboard.

Facilidade de uso em modo VR

Com uma navegação semelhante ao Google Street View, qualquer pessoa consegue se movimentar entre os ambientes com facilidade. A experiência se torna mais simples, agradável e acessível a pessoas de qualquer idade. Basta olhar para uma “seta”, aguardar de 2 a 3 segundos e se “teletransportar” para outro ambiente.

Permite ótima experiência imersiva

O uso dos óculos de realidade virtual se torna mais agradável quando a visualização ocorre em 360°. Em poucos movimentos é possível visualizar o ambiente por todos os ângulos. Com ações simples é possível se movimentar para outros ambientes. Dessa forma as sensações de tontura são reduzidas ou, na maioria das vezes, eliminandas. 

É o tipo de experiência mais acessível

Uma vez construido o tour virtual 360°, o mesmo pode ser publicado online. Esse é o meio mais prático de divulgar os empreendimentos usando realidade virtual. Além disso, disponibiliza o conteúdo de forma acessível a todos os envolvidos no processo de vendas: construtora, imobiliárias, corretores e clientes.

Possibilidade de compartilhamento

Um tour virtual 360 é facilmente propagado entre uma rede de contatos. Uma vez online, ele pode ser incorporado ao site da construtura ou compartilhado através das redes sociais. Outra facilidade é o envio dele por e-mail ou pelo WhatsApp ou Messenger.

Reduz o número de visitas presencias

Os recursos de compartilhamento permitem que os clientes tenham conhecimento dos empreendimentos por outras vias. O acesso ao tour virtual 360 online dá ao cliente a possibilidade de visualizar os detalhes do decorado sem precisar sair de casa.

Baixo investimento

soluções em nuvem que permitem criar tours virtuais em minutos. Você só precisa das imagens e fotografias 360. O MeuPasseioVirtual é uma plataforma que facilita de esse processo e o investimento começa a partir de R$49,90 por mês.

O que aprendemos

Trabalhamos com realidade virtual desde 2013 e testamos comercialmente todas as formas de apresentação comentadas. Consideramos os vídeos 360 muitos interessantes e gostamos muito das apresentações em game interativo. No entanto, a experiência no mercado imobiliário nos mostrou maior aderência dos tours virtuais 360. Destacamos 4 (quatro) motivos:

  1. Os tours virtuais 360 se encaixam melhor no budget disponível das construtoras e imobiliárias.
  2. É um conteúdo digital que pode ser facilmente integrado a outros materiais, ações e processos de marketing e vendas.
  3. Não há barreiras físicas para apresentar empreendimentos usando realidade virtual. É possível impactar clientes em diferentes cidades, estados e até países.
  4. Até mesmo a experiência de imersão mais simples permite que os clientes fiquem surpresos, se encantem e se tornem mais engajados com a empresa ou produto.

Mais opções com decorados virtuais

Criar vários decorados físicos para um mesmo empreendimento é totalmente inviável financeiramente. Mas é possível pensar nessa possibilidade quando utilizamos a realidade virtual. Um apartamento pode ter várias versões de decoração quando criamos ele de modo virtual.

Você pode ter vários imóveis e empreendimentos usando realidade virtual. Com o mesmo investimento de um imóvel decorado físico é possível criar várias versões de decorados virtuais. 

Mesmo sendo em empreendimento virtual, você ainda pode pensar em buscar parcerias. Escritórios de arquitetura e empresas de móveis planejados podem ajudar na criação do ambiente. Estúdios 3D podemos criar as imagens finais para conteúdo imersivo em 360°.

O cliente pode visitar de onde quiser

O apartamento virtual pode ser visitado pelos clientes em um shopping ou um café. Também pode ser na imobiliária ou no escritório da construtora. O corretor pode levar o(s) decorado(s) virtual(is) no escritório do cliente! Ou ainda enviar o tour virtual 360 pelo WhatsApp para que o cliente faça uma visita virtual pelo smartphone, na comodidade de sua casa.

A realidade virtual permite que você não fique limitado a apresentar um empreendimento em apenas um local físico.

Você tem utilizado a realidade virtual como estratégia para atender melhor os clientes? Quais os reflexos em vendas? Como está a experiência de apresentar empreendimentos usando realidade virtual? 

Esperamos ter contribuindo com esse artigo!

Maicon Klug
maicon@imersiovr.com
CEO
Imersio
www.imersiovr.com

Deixe sua pergunta ou comentário