Mercado imobiliário e a realidade virtual, como será no futuro?

Realidade-Virtual-Mercado Imobiliário-Câmera-Focando-Cidade

Se você está aqui sabe que a Realidade Virtual conquistou ano após ano mais destaque no mercado imobiliário. A busca por softwares, câmeras 360º, óculos VR, aplicativos e tours virtuais 360° tiveram um aumento significativo nos últimos anos. E esse número tende a aumentar, em especial entre as construtoras e imobiliárias.

Mesmo com a realidade virtual presente na pauta das construtoras e imobiliárias. Com profissionais e gerentes de marketing já utilizando ferramentas para criação de tours virtuais. As novas experiências imersivas tanto com foco em eventos como para equipe de vendas e atendendo o consumidor final. Ainda é comum ouvirmos declarações como “isso é só uma moda que vai passar”, “gosto de levar o cliente para visitar o imóvel”, ou “esses projetos são muito caros e não temos tempo para criar tour 360”.

Antes de continuar a leitura, se você ainda acredita em algumas das declarações acima, não precisa continuar lendo esse artigo. Ele não foi feito para você e sim para quem vê o seu negócio, atendimento e inovação para além de catálogos e descrição de imóveis com endereço no site. Agora, caso queira construir e fazer parte do futuro do mercado imobiliário e a realidade virtual aproveite a leitura e ao final deixe sua opinião.

Tour Virtuais 360º, Realidade Virtual e o Futuro do Mercado Imobiliário

Se você é do ramo imobiliário deve trabalhar constantemente com imóveis decorados físicos, folders em papel e maquetes. Não são itens ruins, acreditamos que serão utilizados por um tempo, mas eles sozinhos já não são o suficiente.

Você consegue encantar o seu cliente com um folder? Seu decorado é tão diferente assim da concorrência? Sua maquete agrada o perfil do seu cliente alvo?

Para uma melhor compreendermos melhor a relação entre realidade virtual e o futuro do mercado imobiliário separamos este artigo em alguns tópicos.

Imóveis Maquetes Físicas

Muitas vezes trata-se de uma obra de arte minimalista e por mais perfeito que seja o trabalho empregado na sua criação, a maquete acaba atraindo curiosos que se impressionam com o nível de detalhe do empreendimento. Mas e a contribuição para a venda? Acreditamos que ela em alguns casos seja necessária e continuará tendo algum uso, porém com a evolução da realidade virtual e realidade aumentada ela deve cair em desuso nos próximos anos.

Sem falar que criar uma maquete demanda um grande esforço. É um trabalho minucioso e cheio de detalhes. O resultado geralmente é muito bonito e realmente admirável. Como comentamos anteriormente uma obra de arte que as pessoas adoram olhar. Mas até essa admiração artística está com os dias contados. Com as impressoras 3D, maquetes serão impressas aos montes.

Imóveis em Folders e Catálogos Impressos

Por que entregar um folder impresso ao cliente quando se tem a possibilidade de disponibilizar um material de muito mais qualidade de forma digital? Afinal, será mais um catálogo, folder ou flyer que ele levará para jogar no lixo ou ficar jogado dentro do carro esperando a próxima limpeza. Será que algo que ele possa levar dentro do smartphone ou tablet não é mais inteligente e atual? Ou você acredita que os clientes guardam os folders com carinho?

Jornais, listas telefônicas e revistas ou estão respirando com a ajuda de aparelhos ou se reinventando e mudando a chave do negócio para o digital. Impresso já é passado. Folders e catálogos quando bem produzidos realmente chamam a atenção, muitas vezes mais pelo design do que pela oferta em si, que na verdade era o objetivo principal.  Isso que nem vamos entrar no mérito do ecologicamente correto e do destino que muitas vezes acaba sendo a lixeira.

Os folders impressos já estão sendo substituídos por versões digitais em sites ou aplicativos para smartphone ou tablets. Os clientes querem ter a comodidade de ver e rever cada detalhe do empreendimento em casa, no seu próprio dispositivo, de forma interativa.

Imóveis Decorados Físicos

Na grande maioria das vezes os imóveis decorados físicos são uma extravagância e desperdício de recursos. Pense bem, nos dias hoje ainda se fazem necessários? Talvez para um empreendimento de altíssimo padrão? Calculando bem o retorno sobre o investimento, talvez. Projetar e construir apenas uma parte do imóvel como sala, suite ou cozinha? Até pode ser interessante. Cabe ressaltar que estamos na era da mobilidade e da informação, usuários e clientes já tomam sua decisão antes de sair de casa.

Além dos imóveis decorados físicos serem extremamente caros e pouco reutilizáveis. Não permitem nenhuma mobilidade e pouca adaptação, eles se restringem ao local onde foram construídos. Contudo, foram feitos investimentos então é preciso forçar o potencial cliente a visitar o imóvel. Bem, essa era uma boa estratégia antes da internet e dos dispositivos móveis, quando realmente não haviam outras alternativas.

Conexão é o futuro do mercado imobiliário

A primeira tela que você vê durante o dia não é mais a televisão com as notícias do dia. Olhamos em média 150 vezes a tela do nosso smartphone por dia, ele é a primeira e última tela que nossos olhos tem contato quando acordamos ou antes de dormir. As pessoas não estão conectadas, as pessoas são conectadas! Pode parecer assustador ou libertador, dependendo do ponto de vista.

Estamos sempre online e buscamos informações relevantes para a tomar uma decisão de compra no conforto de nossa casa ou escritório. Não queremos ficar rodando por metade da cidade em visitas à imóveis. Isso é perda de tempo e dinheiro, nosso e do corretor ou consultor de vendas. Reflita: Quanto vale a sua hora como profissional?

Saiba que investir em realidade virtual é mais barato do que você pensa. Confira este post que fala sobre quanto custa investir em realidade virtual e tours 360°.

Tour Virtuais 360º: Imóveis abertos 24h por dia

Você está compreendendo que nos dias atuais, a venda de imóveis, apartamentos ou locação não podem ficar restritos a locais físicos e disponibilidade de agendas pessoais? Insistir num processo de vendas onde o potencial cliente é obrigado a visitar pessoalmente os imóveis junto com os corretores. E o pior muitas vezes antes mesmo do cliente conhecer a analisar todas as opções e possibilidades. Não é bem mais barato e fácil disponibilizar informações de um imóvel no seu site? Assim clientes de outras cidades e estados podem conferir suas ofertas e escolher visitar aquela que mais lhe agradou. Mas eu já faço isso na minha imobiliária você deve estar pensando.  Estamos falando de informações realmente completas e imersivas.

O futuro é hoje e você não precisa insistir na visita presencial. Hoje já é possível dar ao cliente a possibilidade de uma visita virtual (online e 24h por dia) através de recursos como Tours 360°Realidade Virtual. E de uma coisa temos certeza, essas ferramentas permitem transmitir a mesma sensação de presença física ao imóvel. Não trata-se de imaginação baseada em folders, maquetes ou lembranças da visita no imóvel decorado. Trata-se de ver e sentir.

Visita Presencial e Visita Virtual

Você sabe muito bem quanto esforço é empregado para realizar uma visita? Agenda com o cliente, agenda com o proprietário, reserva as chaves… Então o cliente cancela em cima da hora ou confirma a visita e não aparece. Ou aparece com filhos, amigos e mais pessoas do que você esperava, correndo o risco inclusive de causar algum dano ao imóvel. Já ouvimos histórias onde o corretor esqueceu uma janela aberta e num dia de chuva molhou o piso do imóvel que precisou ser todo trocado em virtude do estrago. E outra onde a criança quis usar o banheiro e foi precisa abrir o registro da água e a criança acabou deixando a torneira aberta e depois de um final de semana inteiro, um apartamento todo inundado. Pra onde vai esse custo? De quem é a culpa no fim das contas?

E um gasto de tempo e dinheiro em esforços desnecessários. Não estamos falando em extinguir as visitas presenciais, mas sim reduzi-las e torná-las mais produtivas uma vez que o cliente já conheceu o imóvel virtualmente.

Não Há Limite Físico ou Restrição Geográfica Quando se Usa a Realidade Virtual

Como comentamos, por que montar um imóvel decorado físico e forçar o cliente a ir até ele pessoalmente? Com a realidade virtual aplicada ao mercado imobiliário você pode levar um apartamento decorado virtualmente aonde o cliente está. Ainda, é possível oferecer várias opções de layout e de decoração de forma virtual e individual de acordo com o perfil do cliente. É casado? Solteiro? Tem filhos? Cada perfil pode ter o seu projeto personalizado conforme seus gostos, costumes e cultura.

Não há limite físico ou restrição geográfica quando se usa a Realidade Virtual, seja para apresentar imóveis na planta ou usados e locações. Imagine ações em feiras e shoppings onde o cliente tem a oportunidade de visitar o(s) imóvel(is) ali mesmo, na sua frente.

Sabemos que existe um senso comum de que visitar o imóvel decorado faz diferença na venda. Que tal então permitir que o cliente visite o decorado a partir de qualquer lugar? Além de permitir a experiência de estar dentro do imóvel, a Realidade Virtual permite que esse mesmo decorado seja levado aos lugares onde o cliente está! Onde todos os envolvidos no processo de compra possam participar sem have uma necessidade de deslocamento de todos.

Realidade Virtual: Uma Melhora Significativa na Jornada de Compra

Tour virtuais 360º e passeios virtuais não são simplesmente disponibilizar a venda online de imóveis. Trata-se de ceder ao cliente e usuário conteúdo suficiente ou mais que suficiente, para criar uma inclinação favorável a compra. Assim, quando ele fizer contato, a probabilidade de fechamento será muito maior. E a realidade virtual é uma melhora significativa na jornada de compra do cliente. Além das imagens e descrição do imóvel em si.

Venda de um Imóvel é Consultiva

Muito defende-se a ideia de que a a venda de um imóvel é consultiva, envolve muita burocracia, papelada, contratos e melhores opções de financiamento. Então, por que não disponibilizar na internet o máximo de informações sobre os imóveis. Informações que sejam facilmente encontradas pelos clientes durante as buscas online, incentivando ele a tomar uma decisão de entrar em contato com intenção de compra.

Os velhos modelos de venda ainda irão existir por mais alguns anos, talvez mais de uma década. Mas já podemos observar mudanças nos modelos, processos e softwares usados nas áreas de marketing e comercial de construtoras e imobiliárias. Funil de vendas, geração de leads, automação de marketing digital, marketing de conteúdo e muitos outros termos e estratégias tem surgido.

A Realidade Virtual é uma das soluções que já estão coexistindo em paralelo aos antigos e novos modelos. Nos próximos anos veremos uma grande migração das soluções convencionais para os novas soluções. Cada vez mais o conceito físico será substituído pelo virtual, esse é um caminho sem volta.

Promover a experiência de compra e venda é algo cada vez mais determinante. A experiência é um decisor para a concretização de um negócio. Experiências positivas geram novos negócios, já as experiências negativas, bem vocês sabem o que acontece.

O Futuro do Mercado Imobiliário é Hoje

Como todo segmento, o mercado imobiliário também será totalmente diferente em poucos anos. Quem não fizer, não terá condições de se sustentar nesse mercado.

Falamos muito sobre o futuro, mas todas essas tecnologias já estão disponíveis no dia de hoje e não custam fortunas ou anos para serem implantadas. Estão a sua espera, basta alguns cliques e um pouco de vontade de inovar para que se tornem realidade no dia a dia do seu negócio.

Como você enxerga o futuro do mercado imobiliário? Confira nossos outros artigos e veja como é fácil implantar a realidade virtual no seu processo de vendas.

Deixe sua pergunta ou comentário