Realidade Virtual: Como reduzir visitas na venda de imóveis usando tours virtuais 360?

venda de imóveis usando tours virtuais 360

Antes de falar em realidade virtual e como reduzir o número de visitas na venda de imóveis usando tours virtuais 360 vamos recapitular rapidamente o que entende-se por realidade virtual. 

O que é realidade virtual?

Realidade virtual é uma tecnologia usada em conjunto com óculos especiais: óculos de realidade virtual ou simplesmente óculos VR. Ao vestir os óculos, a pessoa tem a sensação de ser “transportada” para dentro de um ambiente virtual, podendo interagir e visualizar todos os espaços e objetos com tamanho e profundidade realísticos, assim como no “mundo real”.

Para criar uma experiência em realidade virtual você precisa obrigatoriamente de 3 (três) itens: conteúdo imersivoaplicativo de realidade virtual e os óculos de realidade virtual São esses itens em conjunto que proporcionam a sensação de estar dentro de um ambiente virtual.

Sabemos que apesar de estar cadas vez mais em alta nos últimos anos muita gente ainda assimila realidade virtual a entretenimento e games. Porém, ela sido aliada de diversos outros setores, em especial ao mercado imobiliário, o qual vamos abordar neste artigo.

Depois de ler este artigo e entender como a realidade virtual pode ajudar a reduzir o número de visitas. Você pode se aprofundar um pouco mais sobre os três pilares da realidade virtual nos artigos citados acima.

Corretor de imóveis e visitas

Você vendedor ou corretor de imóveis passa diariamente pelo processo de compra ou locação de imóveis, certo? Já precisou pesquisar em sites, catálogos e fazer diversas visitas para conseguir encontrar o imóvel ideal para o seu potencial cliente?

Imaginamos que algumas etapas deste processo sejam mais ou menos assim: horas, dias, semanas e meses gastos na visita e revisita de diversos imóveis para tirar todas as dúvidas antes da compra. Ligações e agendas para marcar o dia e horário ideal para todas as partes envolvidas (cliente, corretor, construtora ou proprietário dependendo da oferta). 

No caso de imóveis novos é ainda mais difícil pois você fica preso a projetos visto em telas do computador ou imagens impressas, forçando o cliente a usar a imaginação para tomar uma decisão de alto valor e impacto na sua vida. Tudo isso leva muito tempo, seu e do seu potencial cliente.

Quando se tem o imóvel decorado fica um pouco mais fácil, mas ainda assim existem diversos tipos de clientes: jovens, noivos, casados, empreendedores com filhos, aposentados entre outros e um só imóvel decorado físico para várias e várias visitas.

O que fazer diante dessa situação? É um processo oneroso para todos, pois sabemos que tempo é dinheiro, não é mesmo?

Venda de imóveis usando tours virtuais 360

Queremos apresentar aqui, sem se limitar, de forma simples e objetiva como tours virtuais 360º e a realidade virtual podem ajudar você na venda de imóveis novos e usados e claro, reduzir o número de visitas.  

Já imaginou visitar ao invés de 10 apartamentos ou casas diferentes em diferentes localidades, você visitar fisicamente apenas 2 ou 3 no máximo? Já pensou ter um decorado para cada tipo de perfil de cliente sem precisar de grandes investimentos na construção ou decoração de cada um deles?

Podemos adiantar que isso já é possível. Vamos explicar melhor como reduzir visitas nos imóveis com realidade virtual e como aumentar a venda de imóveis usando tours virtuais 360.

Passeios e visitas virtuais

Com a criação de passeios virtuais, você consultor de vendas e corretor de imóveis pode ter hoje na sua imobiliária diversos imóveis à venda e todos eles com imagens de qualidade e descrição dos ambientes. Seu cliente poderá visitar 10, 20, 30 imóveis diferentes sem gastar gasolina e tempo de deslocamento. Sem o trabalho de conciliar agendas ou apresentar imóveis na tela do computador ou catálogos.

É possível fazer tour virtuais mesmo sem os óculos VR, tanto pelo computador ou pelo seu smartphone. Navegando de forma similar ao Google Street View.

Com os tours virtuais 360º e um óculos VR em alguns minutos o seu cliente poderá visitar inúmeros imóveis ali mesmo na sua frente. Apartamentos, casas ou locação comercial de diversas ruas, bairros, cidades ou estados. Ainda, caso num primeiro contato você tenha fornecido um óculos VR de cortesia ou o seu potencial cliente já tenha um em casa ele poderá visitar os imóveis disponíveis no seu site.

80% das decisões de compra são tomadas online

Pesquisas do Google informam que mais de 80% das decisões de compra são tomadas online. Ou seja, quando o cliente entra em contato ele provavelmente já sabe o que quer e praticamente já tomou sua decisão. 

É importante destacar o valor que o uso da realidade virtual causa no processo de vendas de imóveis. A realidade virtual é uma apresentação imersiva, multi-sensorial e interativa.  Não trata-se de ver e sim de sentir. Ajudando desta forma o cliente a tomar a sua decisão antes de entrar em contato. 

Já faz algum tempo que todos nós somos bombardeados diariamente com diversas ações e anúncios de marketing por várias mídias. São inúmeras ofertas disponíveis em centenas de imobiliárias. A realidade virtual pode ajudar você vendedor e corretor de imóvel a criar experiências memoráveis e sair do lugar comum de seus concorrentes.

Realidade virtual como diferencial competitivo

Apesar de já estar há alguns anos em desenvolvimento e melhoria contínua a realidade virtual ainda é uma novidade. E como novidade que é ela atrai a atenção de muitas pessoas. Na sua abordagem de vendas, o casal, os amigos, crianças ou toda a família, independente do perfil do seu cliente, podem experimentar o passeio virtual na nova casa, sem precisar organizar uma excursão de visitas com todos os envolvidos ou impactados pela decisão de compra do seu cliente.

De forma resumida você vai aumentar o número de visitas virtuais em seus imóveis e reduzir o número de visitas físicas. Com a redução de visitas físicas há menos custo de deslocamento e de tempo dedicado a organização da visita. Acreditamos que a visita física ainda se fará necessária, mas ela será apenas para tomar a decisão final de compra, uma vez que diversas visitas virtuais foram realizadas.

MeuPasseioVirtual: você pode criar suas próprias experiências em realidade virtual

Você deve imaginar que é complicado, mas é um processo extremamente simples criar um Tour Virtual 360º, é como criar um álbum de fotos no Facebook. Você só vai precisar de uma câmera 360º como essas, subir as fotos numa plataforma de passeios virtuais e pronto, seu passeio esta criado! O uso dos óculos é opcional, e usado mais para apresentações pessoais, saiba mais sobre o uso dos óculos para realidade virtual neste artigo.

A experiência em VR pode ser uma ferramenta de vendas muito poderosa. Mas é preciso pensar no conteúdo certo, na qualidade do tour virtual e das imagens 360º que serão usadas. Apenas ter um óculos VR ou deixar o tour virtual disponível no seu site não é o suficiente se o mesmo não tiver o mínimo de qualidade e boa navegação.

Você precisa entender o valor que a realidade virtual pode trazer ao cliente e criar seu conteúdo para obter o máximo de valor.

Acesse o www.meupasseiovirtual.com e dê seu primeiro passo para a venda de imóveis usando tours virtuais 360. É simples e fácil criar tours virtuais de qualidade com uma câmera 360º ou projetos 3D. Assim, reduzir o número de visitas presenciais sem deixar de aumentar suas vendas.

Continue acompanhando aqui no blog dicas de câmeras, óculos e demais novidades que irão ajudar você a encantar seus cliente e alcançar suas metas. 

Esperamos ter contribuído com esse artigo!

Até mais!

Equipe Imersio
contato@imersiovr.com
Imersio

Deixe sua pergunta ou comentário