Aplicativos para Gear VR

O potencial dos aplicativos VR

O Samsung Gear VR é um dos modelos de óculos de realidade virtual com a melhor experiência de imersão (e também com o melhor Custo X Benefício). Ele consegue unir a qualidade e robustez do Oculus Rift com a facilidade de uso e acessibilidade dos óculos estilo Cardboard.

Com o Gear VR conseguimos disponibilizar experiências de imersão de alto nível em dispositivos mobile, tornando a realidade virtual ainda mais acessível ao público final.

Os aplicativos para Gear VR são compatíveis com o sistema operacional Android e disponíveis para uso apenas em modo imersivo (ou seja, com o smartphone conectado aos óculos). Apenas alguns modelos de smartphones podem ser utilizados em conjunto com o Gear VR, todos da marca Samsung.

Assim como os aplicativos VR para Cardboard, os apps mobile para Gear VR permitem grande mobilidade no acesso a conteúdos imersivos em 360°: visitas virtuais, tours virtuais, portfólios digitais, apresentações, treinamentos, simulações ou até mesmo experiências de compra online.

Experiências são sempre reais e pessoais, sejam elas presenciais ou virtuais.

 

Utilizando os aplicativos VR

Assim como os óculos estilo Cardboard, o Gear VR também utiliza um smartphone para a visualização da experiência de imersão. Entretanto, uma de suas particularidades é que o acesso ao conteúdo imersivo, através do aplicativo, somente é possível no modelo VR, com o celular conectado aos óculos. Em outras palavras, não é possível interagir com aplicativo ou o conteúdo imersio a partir do touch screen da tela.

Mas o Gear VR possui uma grande facilidade de interação através de uma área touch screen localizada na lateral direita dos óculos. Essa área touch funciona na mesma forma que o touch screen da tela do celular. Um outro item que também contribui para uma melhor interação dos usuários é o controle remoto, disponível nos modelos mais recentes do Gear VR.

Ao estar dentro do ambiente virtual, o usuário percebe que pode tomar ações combinando o toque na área touch (ou controle remoto) com a seleção de itens através do cursor exibido bem em frente ao campo de visão do usuário. Esse cursor também se movimenta de acordo como os movimentos de cabeça do usuário, seja para os lados, para cima ou para baixo.

 

Modelos de óculos

Esses são óculos que mostram a evolução do Gear VR. O primeiro permitia a conexão com somente um modelo de smartphone: o Galaxy Note 4. Logo após, um novo modelo foi desenvolvido apenas para o Galaxy S6. A partir de 2016, os óculos passaram a suportar todos os modelos da linha Galaxy S e Galaxy Note. Em 2017 o Gear VR ganhou também um controle remoto. Alguns desses modelos estão disponíveis à venda em nossa loja.